top of page

Odontologia na Melhor Idade

Melhoria nas condições de vida, crescimento e avanço da medicina em diagnósticos, novos tratamentos e fármacos são alguns dos responsáveis pelo aumento da população idosa e maior longevidade dos brasileiros. Nesse contexto, a odontologia e o cirurgião dentista tem um importante papel na avaliação do paciente como um todo, incorporando conceitos de interrelação entre saúde bucal e saúde geral.

Enfermidades crônico degenerativas como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, artrite, artrose,osteoporose entre outras serão alguns pontos que a odontologia deve observar. Medicamentos utilizados para minimizar ou estabilizar tais doenças podem causar efeitos colaterais diversos na cavidade oral, tais como: lesões em tecidos moles, baixa salivação, sensação de boca seca, cárie de raiz, candidiase, inflamações gengivais, entre outros, prejudicando a qualidade de vida do idoso.

A preservação funcional do sistema mastigatório por toda a vida, com uma mastigação realmente efetiva leva a uma maior absorção de nutrientes essenciais, maior expectativa de vida, menos doenças, maior satisfação e prazer em sorrir e mastigar.

Doença Periodontal

 

Devido a diminuição do fluxo salivar aliado a perda de habilidade natural para higiene oral,  bactérias naturalmente presentes em meio bucal passam a inflamar as gengivas causando sangramentos e afrouxamento dentais.

Cárie de raiz

 

Com o passar dos anos o idoso desenvolve uma maior retração gengival deixando a raiz dos dentes expostas. Aliado a higienização deficiente e ao fluxo salivar muitas vezes diminuído devido ao uso de medicamentos essas superfícies ficam mais expostas a bactérias causadoras da doença carie.

Higienização precária das próteses

 

Com o passar dos anos as próteses dentais vão se desgastando e ficando porosas, o que acaba por absorver maior quantidade de microorganismos causadores de halitose e outras infecções. Muitas vezes o idoso não tem mais habilidade motora suficiente para essa higienizarão necessitando de auxilio de familiares ou cuidadores. Candidiase e leucoplasias são comuns nessas situações.

 

 

bottom of page